top of page

Câmbio, desligo (um pouco)!

  • falecomguels
  • 18 de out.
  • 2 min de leitura
ree

Você já prestou atenção no tempo que você passa na frente do celular? Como a sua rotina e a sua vida estão totalmente dependentes de uma telinha?

Todo mundo já ouviu falar ou já leu alguma coisa sobre o tempo que ficamos online nas redes, o Brasil tem uma das maiores médias de uso de celular do mundo: são aproximadamente 9 horas (sendo 3 horas só nas redes sociais!) que passamos com o celular nas mãos seja, para o trabalho, comunicação ou diversão, o que nos faz ficar viciados e dependentes do aparelho para praticamente tudo. Claro que não dá pra negar que o celular facilita e muito a nossa vida: se antes ele servia apenas para falarmos com quem está longe, hoje ele é item indispensável para quase todas as funções da vida moderna: trabalho, dinheiro, transporte… tudo está lá dentro! Mas será que não estamos lá dentro por tempo demais? 

Qual a primeira coisa que você faz quando acorda de manhã? Quando foi a última vez que você saiu de casa sem o aparelho e não teve uma crise de desespero? Já se percebeu numa mesa com amigos e de repente todo mundo está mexendo no celular?


Estamos cronicamente online e isso não é nada bom nem pra nossa saúde física muito menos para a emocional. Dores cervicais, miopia, lesões por esforço repetitivo, rugas no pescoço além de sintomas emocionais como atrapalhar o sono, diminuição do foco, abalos a autoestima e amplificação das emoções ruins. Estamos tão preocupadas em postar o momento que estamos deixando de viver o momento! 


Viver offline tem prazeres que a vida online não consegue oferecer: saborear aquele sorvete, sentir a brisa da praia, o cheirinho da chuva, pisar na grama… e quando estamos preocupadas com a foto e/ou o vídeo, não prestamos tanta atenção para esses estímulos que acontecem no aqui e agora e não vão voltar! Não é sobre não registrar ou não compartilhar o que vivemos, mas sobre focar em viver primeiro e postar depois, substituir o FOMO, o medo de não acompanhar alguma coisa que está acontecendo pelo JOMO, a alegria por não estar conectado e interagindo com tudo que acontece. 


Na próxima vez que tiver a oportunidade de sair da rotina, seja numa viagem de férias, uma escapada de fim de semana ou mesmo um passeio rápido, experimente colocar as redes sociais no modo avião e mergulhar na experiência que você está vivenciando, usando o celular apenas como câmera fotográfica para registrar as descobertas que você vai encontrar. No dia a dia troque a conferida nas notificações assim que acorda por uma meditação enquanto se alonga na cama, saborear as refeições com mais prazer e conversar com as pessoas com atenção. 


Uma vida mais offline real tem mais sentido e mais alegria do que  a busca por uma vida online perfeita e inatingível.

bottom of page