top of page

Por uma vida com mais prazer no movimento!

  • Foto do escritor: Guels
    Guels
  • 13 de mai.
  • 3 min de leitura

Quando o assunto é atividade física, qual é o sentimento que vem a sua mente? Se a sensação foi algo minimamente negativo, saiba que você não está sozinha: mulheres sempre foram menos estimuladas a realizarem atividades físicas e isso é um contexto social e cultural. Enquanto os meninos são estimulados e induzidos a praticar esportes e brincadeiras ativas como correr e andar de bicicletas, as meninas são direcionadas à brincadeiras relacionadas com atividades de cuidado como brincar de casinha e de boneca, e por mais “bobo” que isso pareça, faz muita diferença na forma como olhamos (e nos sentimos) para as atividades físicas na vida adulta. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), enquanto 78% dos meninos não fazem atividade física suficiente, esse valor sobe pra 89,4% quando olhamos para as meninas e um estudo feito nos EUA onde apenas 33% das mulheres praticavam a quantidade necessária de atividades físicas contra 43% dos homens.


Essa falta de intimidade com a atividade física somados à pressão estética que mulheres sofrem desde o início da infância e o acumulo de funções em casa e no trabalho, faz com que nós tenhamos essa relação tão “amor e ódio” com os exercícios, colocando sempre ela como uma obrigação ou mais uma tarefa do que algo que seja um momento de prazer.


Mas o que é que a gente faz pra mudar isso? Mudando o motivo pelo qual fazemos o exercício e a forma com qual olhamos para nós mesmas!


O primeiro passo é entender que atividade física não é sobre estética, é sobre saúde: já está mais que comprovado que a exercícios físicos reduzem de forma significativa o risco de diabetes, AVC, infarto, câncer, hipertensão, obesidade, osteoporose e muitos outros problemas de saúde. Ninguém gosta de ficar doente e ninguém quer passar a vida tomando remédio, então você já tem um primeiro ótimo motivo: ter mais saúde. Mas se isso não for o suficiente a prática regular de atividades físicas também é essencial para saúde mental, reduzindo o estresse, ansiedade e ajudando muito no tratamento da depressão e outros problemas psico emocionais.


O segundo é sobre você, sobre se olhar no espelho com carinho e acolher você do jeito que você é! Isso não significa que você não pode querer mudar ou melhorar algo que te incomoda, mas entender que cada pedacinho seu constrói quem você é! Nunca estaremos plenamente satisfeitas, mas precisamos estar em paz com nossa imagem e com quem somos!


Agora é a hora de agir: coloque o seu corpo no jogo! Não importa o que, não importa como, não importa onde, a única coisa que importa é você fazer algo! Caminhada, dança, musculação, pilates, yoga, crossfit, jogos de equipe… encontre uma atividade que você goste, que você sinta felicidade em praticar e pratique! Ta sem grana? Nas redes sociais tem atividades para todos os gostos e níveis. Ta sem tempo? Troca o ônibus/carro por uma caminhada 2 vezes na semana. Não dá pra sair de casa? Afasta o sofá e faz na sala! O importante é você colocar esse momento como um compromisso que não pode ser cancelado, porque é um compromisso com a pessoa mais importante da sua vida: VOCÊ MESMA! E não se preocupe com perfomance, intensidade ou qualquer outra coisa que não seja se sentir bem durante a atividade: você não está se exercitando para ganhar um campeonato, você está se mexendo pra ser feliz!


Não vai ser fácil fazer virar um hábito, não é do dia pra noite que você vai deixar de ser sedentária pra virar atleta, mas aquele pouquinho sempre é que vai fazer com que seu corpo lembra que ele é feito pro movimento e o movimento faz parte dele. Dê ao seu corpo a oportunidade de ser ativo, que ele vai ter mostrar que fica mais saudável a cada dia!


Comments


bottom of page